Válvula Diafragma para Tubulações Industriais

As válvulas de diafragma possui no centro do corpo um diafragma preso ente o corpo e o castelo e através da movimentação do diafragma  é que acontece o funcionamento. O acionamento se dá pelo giro do volante, onde a haste central desloca o compressor e o diafragma para cima deixando a passagem aberta, ou para baixo encostando o diafragma na sede do corpo promovendo assim o fechamento da mesma. Como a montagem do diafragma não fica exposta ao líquido, pode ser feita a partir de materiais mais baratos, como ferro fundido, reduzindo assim o custo total de produção das válvulas.

A principal vantagem de uma válvula de diafragma é o fato de que o diafragma isola as partes móveis da válvula a partir do processo de fluido, portanto, adequadas para lidar com fluidos corrosivos, líquidos muito viscosos e com sólidos em suspensão.

válvula diafragma possui estanqueidade total, mas baixa vazão e  não pode ser usada em altas temperaturas.

Pode ser encontrada nos tipos reta ou angular, A Funforja produz seu corpo em Ferro Fundido ASTM A 126 ou em Polipropileno e os materiais de revestimentos podem ser a Borracha Natural, Ebonite, Vidro, Neoprene. O Diafragma pode ser em Borracha Natural, Teflon Hypalow, com as extremidades flangeadas (ASME B 16.1), nos diâmetros de 1/4″ a 14″ para Temperaturas: -50ºC a 150ºC; Pressão: Vácuo a 150 psi (10 bar).