A Válvula Guilhotina é usada como controle e bloqueio, nos dois sentidos, em linhas com fluidos pastosos, massas, ou líquidos, A vedação bidirecional é feita p/ anéis de elastômero vulcanizado com reforço de aço. Superior ao exigido pelo ASME B 16.104-76 classe VI. Flange ASME B16.5 classe 150 lbs, com movimentos com sentido axial no meio de dois carretéis de borracha, isso proporciona uma vedação total. Possuem lubrificação tanto na haste como na guilhotina minimizando o atrito durante a operação.
O acionamento das válvulas guilhotina pode ser feito manualmente com a utilização de volante, ou por acionamento pneumático com a adaptação de um atuador pneumático para ascender ou descer a haste, ou ainda por acionamento elétrico, neste caso adaptando-se um atuador elétrico para elevar ou baixar a guilhotina.

Elaboradas para impedir que detritos se fixem no fundo da válvula, evitam que o carretel seja danificado, estão disponíveis em dois modelos:
SÉRIE: 2001 – Com faca não passante e tampa inferior dotada de conexões de limpeza ou drenagem periódica.
SÉRIE: 2000 – Com faca passante câmera de retenção dotada de duas conexões para limpeza ou drenagem periódica. Sua vantagem em relação a Serie 2001 é eliminar os resíduos sólidos dos fluidos.

As válvulas guilhotina são produzidas com o corpo em ferro fundido ASTM A 536, em aço carbono fundido ASTM A 216 GR.WCB, em aço inoxidável ASTM A 351 GR.F316 ou GR.F304 e outros materiais. Têm o corpo em fundido sólido, minimizando vazamentos.
As facas de vedação das válvulas guilhotina podem ser feitas em materiais diferentes do corpo e a vedação com elastômero vulcanizado.

A FundForja fornece Válvulas Guilhotina nos modelos: