Válvula de Retenção para Tubulações Industriais

As válvulas de retenção evitam a reversão do fluxo de forma rápida e automática. Permite o escoamento do fluxo num único sentido e impede seu retorno no sentido contrário. Utilizada para bloquear o fluxo e não para controlar. Usa a energia do próprio fluido para que o seu ciclo operacional ocorra, portanto não precisa de força humana nem de outra ação externa para funcionar.
Estas válvulas atendem a condições de fluxo pulsante, movimento horizontal ou vertical e outros, com diferentes diâmetros é aplicada em ampla faixa de temperatura e pressão, por isso muito utilizadas em vapor, ar, gás de carvão ou gás de óleo em alta ou baixa temperatura.

As válvulas de retenção podem ser do tipo Portinhola ou tipo Pistão.
A Válvula de Retenção Portinhola preserva o conjunto todo do retorno da água em parada das bombas ou em uma  manutenção da coluna de água. Deve ser instalada no início da tubulação de recalque, na saída da bomba e antes do registro gaveta, isso garante que a bomba fique segura contra golpes de ariete, numa parada brusca no escoamento e também facilita em eventual manutenção.

A válvula de Retenção Pistão só pode ser utilizada na posição horizontal, não  sendo indicada para fluidos com impurezas sólidas, somente usadas em gases e vapor. É perfeita  para não permitir retorno e fluido em uma linha e necessita  de uma pressão mínima para ser acionada, pois é acionada pelo próprio fluxo, gerando o mínimo de perda de carga.

Nossas Válvulas de Retenção tem o corpo em aço carbono fundido ASTM-A-216 WCB, aço inox 304/316 ou ligas especiais com flanges ASME 16.5, interno em AISI 410 aço inox 304/316, ligas especiais ou com revestimento de Stellite, Monel etc.
Classe de Pressão: 150lbs, 300lbs, 600lbs, 900lbs, 1500lbs, 2500 lbs.