A válvula retenção dupla portinhola opera de forma rápida e automática. Ela utiliza a própria energia do fluido para funcionar, por isso não precisa de controle humano, permitindo o escoamento de um fluxo de material, líquido ou gasoso, em um único sentido, impedindo também o seu retorno no sentido contrário. Essa válvula pode ser instalada tanto na posição horizontal como na vertical e não devem ser usadas em tubulações sujeitas a constantes inversões de sentido de fluxo, porque nesse caso causa uma forte vibração.

A válvula  retenção dupla portinhola deve ser instalada no começo da tubulação, entre a saída da bomba e antes do registro gaveta, promovendo o bom funcionamento das bombas contra golpes de aríete, devido à  paradas bruscas ou inspeções ou reparos.

É indicada para uso em vapor, ar, gás de carvão, óleo ou gás de óleo. Com vários tipos de diâmetros diferentes, ela tem aplicação numa grande faixa de temperatura e pressão. É importante destacar que essa válvula precisa de alta resistência, pois pode operar com ambientes de alta pressão e que também sofrem alterações de pressão, por isso precisa garantir o máximo de segurança para todo o sistema.

A Válvula Retenção Dupla Portinhola produzida pela Fundforja possui corpo em ferro fundido, aço carbono fundido AST M-A-216 WCB ou aço inox 304/316. Tipo waffer para ser instaladas entre flange, disco, eixo e molas em aço inox. Classe de Pressão: 150/300 lbs.